A Secretaria de Saúde conta com o serviço de ouvidoria, que funciona de segunda a sexta-feira, de 9 às 16h pelo 2233-8888 e, ainda, pelo e-mail ouvidoriadasaude@petropolis.rj.gov.br. O serviço oferece mais um canal de comunicação com a população, que pode usar o sistema para ter acesso direto aos gestores da rede pública de saúde no município. Os usuários podem usar esse serviço para fazer denúncias, elogios, reclamações, solicitações e sugestões de maneira segura.
O atendimento da Ouvidoria atua por classificação, conforme preconiza o Ministério da Saúde, e ordena cada caso registrado pelo grau de gravidade. Para as demandas urgentes é dado um prazo de até 15 dias úteis para que se resolvam. Para os contatos registrados como sendo de prioridade alta, será apresentada uma solução em até 30 dias, 60 dias para os de média e 90 dias para os de baixa prioridade. O sistema de classificação visa estabelecer um equilíbrio para a solução de divergências.
As manifestações são registradas no sistema, tratadas e direcionadas aos envolvidos. O cidadão sai com o protocolo do atendimento, e todo o processo pode ser acompanhado via e-mail.